Bem-vindos ao blog da Rosi!



Estou dando os primeiros passos em meu blog. Aceito sugestões. Bjs.

Seguidores

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

A arte de escrever mal

Leia o texto que segue e pense sobre o assunto. Você tem o hábito de escrever?


A arte de escrever mal

Há quanto tempo você escreve? Um ano? Cinco anos? Um mês? Você escreve poemas, contos, ensaios ou romances? A essa altura com certeza a resposta já está na sua cabeça. Mas me diga mais uma coisa, meu querido escritor, você estudou pra isso? Você fez algum curso relacionado a Letras? Qual o conhecimento literário que você tem para escrever sobre qualquer coisa? Os seus olhos já passaram por leituras mais apuradas? Como James Joyce, tragédias gregas, Machado ou você, que é um leitor anual, que tira todo o seu conhecimento da TV e que não leu nada além de Paulo Coelho acha que pode escrever um poema ou um romance só porque está inspirado, só porque o dia está mais lindo hoje?
Se você não tem o conhecimento nem “a qualificação” necessária, esqueça, você não é nada e o que você escreve também não é nada, é só lixo sentimentalóide feito com despreparo por um despreparado. A inspiração que você acha que tem para escrever não existe, ela é apenas mais um sinônimo para sua ignorância.
A carapuça lhe serviu? Ótimo! Mas antes de começar a me xingar ou botar minha cabeça a prêmio, quero dizer mais uma coisa: graças a Deus, esse discurso não é meu. Essas foram as palavras de um professor de Literatura que atravessou, certa vez, minha formação acadêmica. Digo mais ainda: com essas palavras ele causou intimidação e fez muita gente pensar duas vezes antes de usar a pena. Um grande amigo meu deixou de escrever seus poemas depois daquele professor, e esse grande amigo, agora, não tem mais o mesmo brilho de antes.
Concordo que um leitor assíduo de boas obras, um detentor de ótimos conhecimentos está bem mais qualificado a escrever um bom texto do que uma pessoa alheia à Literatura e que só escreve ocasionalmente. Mas não sejamos tão radicais. Se para escrever, tivermos antes de ser fenomenais e extraordinários conhecedores da Literatura mundial, escreveremos nosso primeiro bom texto apenas com 50 ou 60 anos. É muito tempo.


Humberto Eustáquio Rodrigues Filho   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.