Bem-vindos ao blog da Rosi!



Estou dando os primeiros passos em meu blog. Aceito sugestões. Bjs.

Seguidores

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Trabalho interdisciplinar

Hoje, estou publicando um texto que redigi há algum tempo atrás, mas que trata de um tema sempre atual.

Trabalho interdisciplinar e projetos

Projetos escolares são atividades desenvolvidas em conjunto por professores, alunos e muitas vezes pais, buscando formas mais diversificadas e participativas para se desenvolver conteúdos das mais variadas disciplinas. Eles têm por objetivo buscar o aprendizado e o saber de uma maneira mais dinâmica e atraente.
Muitas vezes, as grades curriculares acabam dificultando a realização de projetos interdisciplinares, mas o professor pode valorizar a criatividade de seus alunos, buscando, de forma interdisciplinar, temas que interessem à turma. Por isso, antes de elaborar qualquer projeto, é necessário pesquisar, discutir com o grupo de alunos e professores assuntos e atividades instigantes, capazes de promover conhecimento.
Existem diferentes projetos, mas todos eles devem buscar o conhecimento e o desenvolvimento de competências necessárias não só à sala de aula, mas principalmente aquelas que auxiliam o aluno em seu dia a dia, em sua vivência na comunidade. É necessário que as atividades levem o aluno a refletir sobre o meio em que vive e sobre sua participação enquanto cidadão, enquanto ser humano.
Muitas vezes, o que acontece nas escolas é que vários professores trabalham o mesmo assunto, mas de forma isolada. Por exemplo, a Copa do Mundo é um prato cheio para desenvolver pesquisas, apresentações, enfim várias atividades. No entanto, muitas vezes falta uma organização mais coesa das tarefas para que não se tornem repetitivas e excludentes de alguns tópicos importantes. Dessa forma, é importante que haja espaços e tempos disponíveis para que os professores possam dialogar, discutir e organizar o projeto.
Durante e após a realização do projeto é indispensável a avaliação das tarefas desenvolvidas, não só com o objetivo de dar nota, mas também como forma de perceber atividades e conteúdos que precisam ser revistos ou retomados. É através dessa avaliação que poderão surgir novos temas para outras atividades interdisciplinares.
Embora num primeiro momento isso pareça difícil e até impraticável, trabalhar com projetos é uma oportunidade de crescimento tanto para alunos, quanto para professores, pais, enfim toda a comunidade escolar. Quando há envolvimento de todos, há também comprometimento. Assim a escola deixa de ser um local onde se despejam conteúdos que são cobrados em provas. Ela passa a ser local de aprendizado efetivo.



Rosilei Maria Nardi Teixeira
Professora de Língua Portuguesa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.