Bem-vindos ao blog da Rosi!



Estou dando os primeiros passos em meu blog. Aceito sugestões. Bjs.

Seguidores

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Celso Sisto

No próximo dia 5 de outubro, o autor Celso Sisto estará na Escola Don Matheus Pasquali, em Veranópolis, para conversar com os alunos e professoras. Estamos em ritmo acelerado para conhecer suas obras e deixar tudo organizado para essa tão aguardada visita. Hoje, vou postar  uma foto e um pouco sobre a vida desse autor, ilustrador, contador de histórias...
Já tive a oportunidade de conhecê-lo quando trabalhei em outra escola e reviver aquele momento me emociona e me enche de orgulho. Em breve, estarei postando trabalhos, fotos, enfim tudo o que está rolando na escola.


Celso Sisto nasceu em 1961, no Rio de Janeiro, mas atualmente reside numa praia chamada Cidreira, no litoral norte do Rio Grande do Sul. Um lugar especial, onde ele está cercado de mar, plantas, bichos, livros e tintas. Mestre em Literatura Brasileira pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), cursa atualmente o Doutorado na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), onde está desenvolvendo uma tese sobre os contos populares africanos na literatura infantil brasileira. Celso está envolvido de todas as formas possíveis com a arte, principalmente a literatura. Além de escritor é ilustrador, contador de histórias, ator e crítico de literatura infantil e juvenil. Na própria PUC-RS ele desenvolve um trabalho especial no CELIN (Centro de Referência para a Linguagem), junto com a professora Maria Tereza Amoedo. Celso tem viajado pelo Brasil e outros países, coordenando oficinas e cursos de narração oral, teatro e leitura, literatura, bem como fazendo conferências acerca destes temas, principalmente sobre a arte de narrar contos. Nos últimos cinco anos tem participado da Feira do Livro de Porto Alegre, nos espaços “O Autor no Palco”, “Vitrine da Leitura”, “Um dedo de prosa” e “Adote um Escritor”. O autor também assinou a coluna de crítica literária Entrelinhas, na revista virtual Doce de Letra, a coluna Palavra por palavra, no Jornal de Gramado, bem como uma série de artigos e ensaios sobre leitura, literatura e a arte de contar histórias, publicados em revistas, jornais e cadernos universitários, no Brasil e no exterior. Atualmente assina as colunas de crítica literária: ”Lugar na Prateleira” e “Leitores de futuro”, na Revista Rainha dos Apóstolos; ”Com a boca cheia de livros”, no Portal Cultura Infância e outra coluna sobre literatura infantil e juvenil no site Artistas Gaúchos. Recebeu os prêmios de autor revelação do ano de 1994, com o livro Ver-de-ver-meu-pai, Editora Nova Fronteira, e de Ilustrador Revelação do ano de 1999, com o livro Francisco Gabiroba Tabajara Tupã, da editora EDC, ambos concedidos pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ). Vários dos seus livros também receberam o selo Altamente Recomendável, desta mesma Fundação. Celso também é membro da AEILIJ.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.