Bem-vindos ao blog da Rosi!



Estou dando os primeiros passos em meu blog. Aceito sugestões. Bjs.

Seguidores

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Para refletirmos...

Ler e escrever...


Ler e escrever são palavras familiares ao nosso cotidiano de sala de aula, são palavras essenciais, significativas no contexto escolar e, por isso, são também duas palavras que nos desafiam muito enquanto educadores, uma vez que não é tarefa fácil determinar com precisão “como e quando” os alunos as aprendem.
Sabemos que um dos grandes desafios enfrentados pela escola quanto ao ler e ao escrever é o de que todos os seus alunos cheguem a ser leitores e escritores, conseguindo estabelecer relações entre textos, entre autores e principalmente entre o texto e o contexto. Então surge a pergunta: como realizar essa tarefa?
Sem dúvida, a primeira atitude é tornar o ato de ler e escrever uma maneira de os alunos expressarem suas ideias e emoções, ou seja, tornar a leitura e a produção de texto significativas. E isso só ocorre se a escola oferecer oportunidades envolventes, capazes de despertar o interesse dos aprendizes pela leitura e pela escrita. Vejamos uma situação. Qual é o aluno que realiza com maior envolvimento uma produção textual, seja em qual for a disciplina? Aquele que a escreve com o objetivo de entregá-la ao professor para que este assinale os erros ortográficos ou o aluno que a escreve para em seguida ler e discutir as ideias com seus colegas, publicar no jornal da escola, participar de um concurso de textos, fazer uma exposição na escola ou em outros ambientes?
Aos que não sabem a resposta, sugiro fazer um teste, colocando em prática as duas propostas com a mesma turma de alunos. Não há dúvidas de que a segunda, se realizada com seriedade para que não se transforme em disputa, trará resultados muito superiores a primeira, uma vez que os alunos estarão em busca do conhecimento, extrapolando o ambiente da escola. E só dessa forma aparecerá o interesse: elemento fundamental no aprendizado da leitura e da escrita.
Embora ensinar a ler e a escrever seja uma tarefa complexa, é possível e necessário que a escola a torne real, mas é preciso que seja realizada de maneira dinâmica e prazerosa desde os primeiros anos de vida da criança, seja em casa ou na escola, seja na Educação Infantil, no Ensino Fundamental ou no Ensino Médio. Caso contrário, as pessoas estarão cada vez mais sujeitas a não participarem desse fantástico mundo do ler e do escrever.





Rosilei Maria Nardi Teixeira
Professora de Língua Portuguesa e Literatura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.